É de suma importância para aqueles irmãos que já aceitaram a Jesus como único e suficiente salvador, que congregam em alguma igreja, que procurem seus pastores para receber o direcionamento de sua denominação em relação ao batismo nas águas. Para aqueles irmãos que ainda não se batizaram e não congregam em nenhuma igreja, que procurem congregar em uma igreja, para que ali possam receber mais este ordenamento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Lição nº 002 1ª. Parte.
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”Mt 28:19.
Iniciação ao batismo.
O batismo nas águas é mais um mandamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que está presente no versículo acima. Vejam que ali há três mandamentos: Ide, fazei discípulos, batizando-os. Para que possamos realmente ser um discípulo de Jesus, não podemos deixar de cumprir seus mandamentos. Da mesma forma, se não formos discípulos, mas, quisermos ser salvos, e ganhar a vida eterna, temos que cumprir os mandamentos de Jesus. Pela palavra de Deus nos é revelado que a crença e o batismo são as portas de entrada para a vida cristã e para a salvação. Inicialmente devemos crer em Jesus, como único e suficiente salvador, em seguida sermos batizados nas águas para sermos dignos da salvação. Quando aceitamos estas ordenanças demonstramos a Deus e aos homens que estamos dispostos a iniciar uma nova vida, uma nova caminhada, caminhada agora dirigida pelo Espírito Santo e pela palavra de Deus.
Leitura bíblica:
João Capitulo 3
Versículos para reflexão
Mc 16:16.
Jo 3:3
Rm 1:16
Rm 7:6
Jo 8:31,32
Espírito e alma.
O elo de ligação entre Deus e o homem, deve ser entendido para que possamos viver a plenitude da palavra. O homem foi formado por Deus com uma estrutura triúna, ou seja, corpo, alma, e espírito.
O corpo, vindo do pó, é apenas a nossa morada terrestre com a função de fazer o contato com o mundo físico, não participante da salvação.
A alma, composta por três partes, forma e constitui a personalidade humana. É ela a sede de nossa personalidade, nosso ego, nosso eu, partes inseparáveis do homem racional. Formada pela mente, a vontade, e a emoção, a alma é a responsável pelas mais diversas reações. A palavra de Deus, a biblia, nos apresenta diversas destas funções. Vontade – buscar, recusar, escolher. Emoção – amor, ódio, alegria. Apesar, da emoção, ser importante por nos trazer sonhos, também é ela que pode nos destruir. Mente – conhecimento, sabedoria, lembrança. A mente é a função mais importante da alma, por ela chegamos ao conhecimento da verdade, e podemos entender a vontade de Deus, revelada ao nosso espírito. A palavra de Deus nos mostra que aqueles que andam pelos desejos da alma, são chamados de carnais, acabam seguindo as emoções e tornam-se volúveis. Outros seguem os padrões da mente, são extremamente críticos, e naturais, geralmente excluindo os emotivos e o sobrenatural. Os empolgados pela vontade, os famosos ‘fogo de palha”falta-lhes perseverança, iniciam uma atividade porem costumam não chegar ao fim. Diante disto, podemos perceber que seguir pela alma, nos afasta de Deus, nos faz canais e nos afastam da fé. Temos que luta pela tansformação da alma e pela renovação da mente para alcançarmos a salvação.
O Espírito humano, este sim é fundamental na comunicação com o Senhor, e por ele somos guiados. Como nosso objetivo é crescer espiritualmente, precisamos da revelação, e do conhecimento que é transmitido pelo Espírito Santo de Deus ao nosso espírito. O que precisamos é o conhecimento espiritual, não o conhecimento intelectual, para entendermos os mistérios de Deus. “Os mistérios de Deus não são para as letras frias, são para as revelações do Espírito Santo, e a testificação do espírito humano”. E comum vermos pessoas firmadas nas igrejas, com grande conhecimento intelectual da palavra, desprovida de revelação, estes frutificam pouco, pois falta-lhes o conhecimento espiritual e a revelação do espírito. O apostolo Paulo, já fazia este alerta em suas cartas, Paulo afirmava que a revelação de Deus através da palavra, transforma o crente, e de forma espontânea a fé se manifesta, e a unção de Deus transborda. A revelação ocorre após a leitura da palavra, no momento de reflexão, vinda do Espírito Santo de Deus, para o espírito humano do cristão. O espírito humano aceita esta verdade, e transmite para a nossa mente, neste momento acontece o discernimento das verdades de Deus, coisa que ao homem natural é difícil de entender, pois ele não tem o discernimento do espírito. O Espírito Santo que habita em nós, fala conosco. Se o cristão nunca ouviu o Senhor no espírito, ele é tão somente um convencido, e não um convertido,
Leitura bíblica:
Romanos Capitulo 12
Versículos para reflexão
Gn 2:7
1 Ts 5:23
2 Co 5: 1
1 Cr 22:19
Jô 6:7
Jô 7:15
1 Sm 18:1
2 Sm 5:8
Is 61:10
Rm 12 : 1-2
Pv 2:10
Lm 3:20
Rm 12:2
EF 1:17
Jo 4: 24
1 Co 2: 14
Jô 3: 6
Rm 8:26