Lição nº 003 2ª. Parte.
“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes”. At. 1:4
Novo testamento.
O novo testamento nos apresenta a aliança de Deus com todos nós, através do sangue de Jesus. Esta aliança não é específica a um pastor, a um líder religioso, ela é oferecida a todo aquele que quiser, todo aquele que buscar e receber o Senhor Jesus como o único e verdadeiro salvador.
O novo testamento é composto por 27 livros. Inicia pelos Biográficos, que são os Evangelhos, onde encontramos os mesmos relatos, em quatro maneiras distintas, descrevendo os mesmos fatos, os mesmos ensinamentos, e as mesmas maravilhas acontecidas até a ressurreição e volta do Nosso Senhor Jesus Cristo. A seguir vem um livro Histórico, que nos relatam as perseguições aos discípulos de Cristo, as maravilhas feitas em seu nome após sua morte e a ressurreição. As Epístolas, ou cartas escritas as igrejas, ensinando e advertindo os irmãos, quanto as suas falhas, e por fim o livro da Profecia, ou revelação, assim distribuídos.
Os Biográficos são: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Aqui vemos cada um apresentando Jesus de uma forma, a seu povo. Mateus, em hebraico, apresenta aos judeus, Jesus, como o Messias esperado. Marcos, dirige-se aos Gentios, especialmente aos romanos e apresenta Jesus como o Rei Vitorioso. Lucas, se dirige aos gregos, e apresenta Jesus como o Filho do Homem. João, dirige seus ensinamentos a todos os que creem, à Igreja do Senhor, e apresenta Jesus como o Filho de Deus.
O livro Histórico é Atos dos Apóstolos, livro que nos reporta a igreja primitiva e os primeiros passos dos apóstolos após a ascensão do Nosso Senhor Jesus.
As Epístolas, ou Cartas, são 21, subdivididas em Eclesiásticas, Individuais, Coletivas e Universais. Assim distribuídas.
As Eclesiásticas são, Romanos, 1ª Coríntios, 2ª Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª Tessalonicenses e 2ª Tessalonicenses, cartas dirigidas à Igreja.
As Individuais, dirigidas a indivíduos, quais são: 1ª Timóteo, 2º Timóteo, Tito e Filemon.
A Coletiva é, Hebreus, carta única dirigida aos hebreus convertidos ao cristianismo.
As Universais, são sete, Tiago, 1ª Pedro, 2ª Pedro, 1ª João, 2º João, 3ª joão e Judas. Estas cartas foram dirigidas a todos os Cristãos.
Profecia, é o livro de Apocalipse. Tambem denominado Revelação. Nos apresenta a volta do Senhor Jesus, assim como os acontecimentos dos últimos tempos, e as maravilhas deste momento aos Cristãos.
Leitura biblica:
Livro - Atos dos Apostolos
Versículos para reflexão
Gl 2:16
Gl 2:20
Ef 2:2
Ef 2:5
2 Tm 4:17;18
Hb 10:35;36
Hb 11:1
Hb 11:8
Tg 1:5
Tg 1:21
Tg 2:5
Tg 4:7
1 Pe 1:3
1 Pe 2:9
1 Jo 3:8
1 Jo 4:1
1 Jo 4:4
1 Jo 5:18
Ap 1:3
Ap 2:17
Ap 3:20
Ap 14:13
Ap 21:22;23
Breve comentário a Bíblia Católica, e os Livros Apócrifos.
Queridos irmãos, este breve comentário a Bíblia católica, e seus livros apócrifos, serve de ensinamento para aqueles que venham a ser chamados para o ministério de evangelização, e que possam vir a se deparar com alguma cilada orquestrada por satanás, para tentar envergonhar-nos. Devemos agir com sabedoria e paciência para não abrirmos contenda, vez que a Palavra de Deus, não ficou escrita para tal. A Palavra de Deus nos deixou o legado do Amor e da Caridade para com os irmãos.
A palavra Apócrifo, quer dizer algo que não tem reconhecimento, de autoria duvidosa.
A Bíblia Católica apresenta alguns livros e versículos acrescentados, no período inter- bíblico. Período que para nós Cristãos, a voz de Deus silenciou-se por cerca de quatrocentos anos. Foram acrescentados os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, 1 Macabeus, 2 Macabeus. Acrescentou-se tambem alguns versos, em Ester foi inserido, os Versículos 10:4 a 13, mais os capítulos de 11 a 16. em Daniel, modificou-se no capítulo 3 os versículos 23 a 30, e acresceu versículos de 31 a 90, chamando o de Cântico dos Três Santos Filhos, acresceu ainda os capítulos 13, chamado de História de Suzana e 14, chamado, Bel e o Dragão. Os acréscimos vieram da Septuaginta, primeira tradução do Antigo Testamento feita para o Grego, a qual tinha por imposição de Jeronimo, sua Vulgata, que migrou na tradução da Vulgata Latina. A Igreja Romana, declarou estes acréscimos canônicos em Abril de 1546, para combater os Protestantes. Quando da Reforma Protestante, constatado os acréscimos, os reformadores adotaram o Antigo Testamento dos Hebreus, antes da Septuagina, vez que, estes acréscimos nunca foram aceitos pelos Judeus como escritos Canônicos, tampouco houve qualquer menção deles pelos Apóstolos, ou pela Igreja Primitiva.
Leitura bíblica:
Galatas Capítulo 3
Versículos para reflexão
Tm 3:16
Gl 3:10